Extensão em Data Science

cartaz_data_science_cesar_1080x1080

Apresentação

O aparecimento de novas tecnologias e das redes sociais levou a geração de dados a níveis descomunais nos últimos anos. Atualmente, as empresas possuem uma enorme base de dados, com informações valiosas sobre seus clientes e mercados, mas decodificá-la se tornou um grande desafio. Diante deste cenário o CESAR, um dos maiores centros de inovação do Brasil, abre inscrições para o curso de Data Science, que tem como objetivo desenvolver as habilidades necessárias para que profissionais possam extrair valores dos dados, além de insights que impactem nos resultados. O curso é desenvolvido em uma parceria entre o CESAR e a In Loco Media.

Objetivo do curso

A proposta do curso é fazer com que os participantes conheçam na prática os aspectos da Data Science e de Big Data para que, ao final, estejam aptos para processar e analisar dados. Os alunos vão aprender a desenvolver as habilidades necessárias para extrair valores dos dados, além de insights que impactem nos resultados.

Público alvo

Pessoas com interesse em coleta, armazenamento e processamento de dados de larga escala, entre eles engenheiros de software, arquitetos de soluções e analistas de infraestrutura de dados.

Pré-requisitos

Para participar não é exigida graduação, apenas experiência na área.

Conhecimento em programação e desenvolvimento de software em geral é necessário para acompanhar o curso e desenvolver suas atividades.

Disciplinas

● Processamento out-of-core

Neste módulo trataremos o problema de processamento de dados, muitas vezes maiores que a memória RAM disponível, usando conceitos e ferramentas de processamento out-of-core. Pergunta-chave: como processar eficazmente centenas de gigabytes de dados em um computador com 4GB de RAM?

● Processamento distribuído

Neste módulo trataremos do problema de processamento de dados de larga escala de forma paralela, usando conceitos e ferramentas de processamento distribuído para melhoria de tempo de resposta. Pergunta-chave: como processar centenas de gigabytes de dados em frações de segundo, usando um clusters de máquinas?

● Análise de dados estáticos

Usando os conceitos apresentados nos módulos anteriores, o problema de análise de grandes volumes de dados históricos de localização indoors é tratado, usando frameworks de representação e consulta relacional. Pergunta-chave: como criar fluxos de processamento modulares e escaláveis para dados estáticos, tanto para processamento interativo, em frações de segundo, quanto para processamento em bloco?

● Análise de dados dinâmicos

Usando os conceitos apresentados nos módulos anteriores, o problema de processar grande volumes de dados em tempo real, como nos cenários de apresentar conteúdo para clientes com base em sua localização, será tratado com frameworks específicos. Pergunta-chave: como criar fluxos de resposta em tempo real para milhares de eventos por segundo?

● Criação de sistema de processamento

Neste módulo serão tratados os aspectos de construção de ambientes em provedores de infraestrutura como Amazon AWS, Google Cloud Engine e Microsoft Azure, necessários para a implementação e operação das soluções descritas nos módulos anteriores. Pergunta-chave: como criar um ambiente técnico e economicamente viável para o processamento de dados estáticos e dinâmicos em larga escala?

● Projeto final

No módulo final da extensão o estudante será responsável pela criação de um fluxo completo de coleta, estruturação e processamento de dados estáticos e dinâmicos de localização indoors, resolvendo problemas estipulados pela In Loco.

Coordenador

Paulo Urbano – Possui mestrado em Sistemas Embarcados e Aplicações Distribuídas pela Universität Stuttgart, Alemanha, e especialização em Data Science pela Johns Hopkins University/Coursera. Participou do desenvolvimento de sistemas de análise preditiva, de recomendação e profiling de comportamento para aplicações em verticais de Telecom, E-Commerce e Marketing, usando bases de dados e processamento distribuídos. Com 20 anos de experiência profissional em empresas no Brasil, França e na Alemanha, hoje atua como coordenador técnico e gerente de projetos do CESAR Sul, núcleo de desenvolvimento de negócios inovadores do CESAR na região Sul do Brasil.”

Carga horária

96 horas – Aulas quinzenais

Duração do curso
Quatro (04) meses

Calendário

calendario (1)

Dias e Horários:
Sextas, das 19h às 22h
Sábados, das 8h às 18h

Investimento

Boleto: R$ 2890 (em até 6x)
À vista e Cartão de Crédito: 10% de desconto

Faça a sua inscrição aqui

Para informações, entre em contato – +55 (81) 34196700