Introdução Prática ao Teste de Software

post_cursos_intro_pratica_teste

Apresentação
O Instituto de Ciência de Sistemas da IBM reportou que o custo de correção de um defeito encontrado em Produção é quatro vezes maior que um encontrado na fase de Requisitos, e até 100 vezes maior que na fase de Manutenção. Outro estudo, do Departamento de Comércio do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia diz que, em 2003, defeitos de software custaram $59.5 bilhões a economia dos Estados Unidos.
Para evitar que softwares desenvolvidos possuam baixa qualidade e possam comprometer a imagem das empresas ou venham provocar a perda de faturamento, é importante investir em possuir uma cultura de teste de software e qualidade no processo de desenvolvimento dos produtos. Como consequência, poder entregar software com qualidade e baixo índice de bug e também otimizar a identificação e correção de defeitos o quanto antes, evitando que os mesmos escapem e sejam encontrados pelos usuários.

Objetivo do curso
É o de provocar os participantes a pensar sobre respostas para as seguintes perguntas: por que testar? Quando começar os testes? O que testar? Quem realiza os testes? Além disso, iremos navegar por conceitos básicos da área, falando sobre os princípios fundamentais de testes, bugs, tipos, níveis e abordagens de testes.

Público Alvo
Estudantes e profissionais da área de ciência e engenharia da computação e cursos afins. Desenvolvedores, testadores e qualquer outra função que faz parte do processo de desenvolvimento de software.

Pré-requisitos

  • Ter conhecimentos fundamentais sobre Engenharia de Software
  • Trazer computador com o Flash Player instalado

Ementa do Curso

  • Motivação sobre qualidade e teste de software
  •  Por que testar?
  •  Quando começar os testes
  •  Quem realiza os testes
  • O que testar?
  •  Conceitos fundamentais de testes: níveis de testes, tipos de testes, abordagens de testes (Caixa Preta; Caixa Branca);
  • Diferença entre bug, defeito, falha e falta.

Instrutor

Rodrigo Cursino é Consultor de Testes do CESAR e tem mais de 11 anos de experiência em Teste de Software e Metodologias Ágeis. Suas áreas de expertise são Teste Exploratório, Teste Baseado em Risco e Automação de Testes. Ele tem certificações CTFL/ISTQB e ScrumMaster. É Bacharel em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco e Mestrando em Engenharia de Software pela mesma instituição. Rodrigo foi também membro da equipe CESAR Brazil que foi campeã da edição 2014 da Copa do Mundo de Teste de Software.

Carga Horária Total 
8h

Data

28/10/2017

Horário

Das 8h às 12h e de 13h às 18h

Investimento
R$ 220,00

Local das Aulas

Faculdade CESAR (Rua do Brum, 77 – Recife Antigo)

Faça a sua inscrição aqui